Cidade gaúcha é declarada capital da formação de pilotos agrícolas

Foi sancionada uma lei que confere título a Cachoeira do Sul como pólo formador de pilotos agrícolas

Por Micael Rocha Publicado em 18/07/2024, às 09h23

Declaração do município de Cachoeira do Sul como Capital Estadual da Formação de Pilotos Agrícolas foi assinada pelo governador do RS - Divulgação

Foi sancionada, no último dia 9 de julho, uma Lei Estadual que declara o município gaúcho de Cachoeira do Sul, a 196 km de Porto Alegre, como Capital Estadual da Formação de Pilotos Agrícolas.

Este dispositivo reconhece a importância de localidadena formação de pilotos agrícolas, destacando a atuação da aero agrícola Santos Dumont na área.

Localizada em Cachoeira do Sul, a aero agrícola Santos Dumont é responsável pela formação de mais de mil pilotos agrícolas desde os anos 1990. A instituição realizou mais de 100 turmas do Curso de Piloto Agrícola (conhecido como "Cavag") após a autorização federal recebida com o fechamento do Cavag mantido pelo Ministério da Agricultura na antiga Fazenda Ipanema, que funcionou até 1991.

Declaração do município de Cachoeira do Sul como Capital Estadual da Formação de Pilotos Agrícolas foi feita por
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul - Divulgação Sindag


Desde o ano passado, a área que abrange o aeroporto Nero Moura e suas estradas de acesso em Cachoeira do Sul foi nomeada sítio aeroportuário Laudelino Bernardi. A homenagem é ao fundador da aero agrícola Santos Dumont, falecido em março de 2022, e ao seu filho Pelópidas, que faleceu em 3 de março de 2022, aos 81 anos.

aviação agrícola Eduardo Leite Aero Agrícola Santos Dumont Claudio Tatsch Capital Estadual da Formação de Pilotos Agrícolas Sítio Aeroportuário Laudelino Bernardi Pilotos Agrícolas no Rio Grande do Sul Curso de Piloto Agrícola Cachoeira do Sul

Leia também

Curso de combate aéreo a incêndios será realizado em São Paulo
Embraer exibirá o Ipanema 203 no Bahia Farm Show 2024