Helicóptero Airbus H125 fez voo com motor 40% movido a combustível sustentável
Por Marcel Cardoso Publicado em 15/06/2023, às 06h40
Um helicóptero Airbus H125 realizou pela primeira vez um voo com combustível sustentável de aviação na China, na última segunda-feira (12).
A aeronave equipada com um motor Safran Arriel 2D da State Grid Space Technology (Sgst) foi movida com 40% de SAF que foi fornecido pela estatal China National Aviation Fuel (Cnaf), uma das maiores empresas do setor de combustíveis de aviação do país.
O feito ocorreu depois que a Airbus e a Cnaf assinaram um memorando de entendimento para intensificar a cooperação mútua entre chineses e europeus na produção, aplicação competitiva e formulação de padrões comuns para SAF durante a visita de Emmanuel Macron, presidente da França, à China, em abril.
O SAF é um combustível de aviação alternativo feito a partir de matéria-prima que vai desde gordura, óleo e graxa usados, até resíduos urbanos e florestais. Em comparação com o combustível de aviação fóssil, o uso do SAF resultou em até 80% de redução de CO2.
"Isto causa um impacto positivo nas empresas que são proativas no desenvolvimento da aviação geral de baixo carbono. É também um avanço para a indústria de aviação geral da China implementar melhor a redução de emissões de carbono na era pós-pandemia”, disse Du Guihe, Presidente do Conselho da Sgst.