A resposta da China para o Lockheed Martin F-22 Raptor
por Ernesto Klotzel Publicado em 17/03/2017, às 11h41 - Atualizado às 11h55
O novo caça já entrou em operação na Força Aérea do Exército de Liberação Popular (PLAAF). O Chengdu J-20 é um caça stealth (invisível aos radares).
Em um video de 9 de março, um grupo de caças J-20 voou em formação com bombardeiros de longo alcance Xian H-6K – versão derivada do bombardeiro estratégico c “Badger” da era soviética – e dos transportes militares pesados, Xian Y-20.
O bimotor, fabricado pela Chengdu Aerospace Corporation, é um caça monoposto stealth, projetado para o ataque a aeronaves de apoio norte-americanas, inclusive as de reabastecimento em voo. É equipado com mísseis ar- ar “além da linha de visão”. Sua maior limitação continua sendo a falta de um motor a jato chinês à altura de um caça de quinta geração.
O turbofan WS-15 desenvolvido no país está nesse processo desde os anos 1990, mas ainda não entrou em fabricação seriada. Não se sabe se o J-20 pode igualar a capacidade de evasão ao radar dos norte-americanos Lockheed Martin F-22 Raptor e F-35 Lightning II.
Ao que parece, o jato chinês não é equipado com empuxo vetorial, o que o faria menos manobrável do que os jatos militares de quinta geração dos Estados Unidos.