China iniciou desenvolvimento de nova versão do Comac C919

Versão encurtada do C919 atenderia requisitos para operar em altas temperaturas e em aeroportos localizados em altitudes elevadas

Por Wesley Lichmann Publicado em 20/12/2023, às 12h40

C919 Plateau será concorrente do Airbus A319neo - Divulgação

A Commercial Aircraft Corp of China (Comac) e a companhia aérea Tibet Airlines assinaram no domingo (17), um acordo para desenvolver uma nova versão do C919. 

Uma variante encurtada do C919, denominada Plateau, está sendo desenvolvida para operar em aeroportos localizados em elevadas altitude, como é o caso de Lhasa, principal base da Tibet Airlines, cuja a pista se encontra a mais de 3.500 metros do nível do mar.

Ainda sem detalhes técnicos, a versão poderá transportar até 140 passageiros, e atenderia requisitos técnicos sem perdas da capacidade de carga paga (payload) e alcance, além de sistemas específicos para a realização eficiente dos voos.

O Plateau seria um pontencial substituto dos 27 A319-100 operados pela Tibet Airlines. Com uma frota formada exclusivamente por aeronaves da Airbus, a transportadora possui também seis A319neo, seis A320-200 e cinco A330-200.

E novembro passado, a Comac revelou no Xangai Airshow, duas possíveis novas versões do seu bimotor, uma encurtada e outra alongada, que concorreriam diretamente com os A319neo, A321neo, 737 MAX 7 e MAX 10. 

Apresentado em 2008, o C919 padrão pode ser configurado com 158 a 192 assentos, com alcance de 2.200 milhas náuticas, o equivalente a 4.074 quilômetros. A entrada comercial do jato ocorreu em maio deste ano, pela China Eastern, na rota entre Xangai e Pequim.

Projetado e produzido seguindo conceitos ocidentais, o avião de corredor único impulsionado pelos motores CFM LEAP-1C, está equipado com aviônicos e sistemas de controle de última geração fornecidos pela Honeywell e Collins Aerospace. Até setembro deste ano, o C919 acumulava pedidos para 1.061 unidades.

 

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