Novo monoturbo-hélice se destaca pelas novas tecnologias embarcadas
Redação Publicado em 29/10/2016, às 14h00 - Atualizado em 31/10/2016, às 11h48
Na última edição da NBAA-Bace (Business Aviation Convention & Exhibition of the National Business Aviation Association), que ocorreu em Las Vegas, a Textron havia anunciado planos para lançar um novo mono turbo-hélice, similar ao Pilatus PC-12. Analistas apostavam que o modelo seria a confirmação do Beechcraft anunciado três anos antes. Porém, sua confirmação veio no EAA Air Venture 2016, em Oshkosh, quando foi apresentado ao mercado o Cessna Denali.
O modelo seguia o projeto básico criado pela Beechcraft antes do fabricante ser absorvido pela Textron, que já detinha o controle da Cessna e Bell.
O Cessna Denali ainda está em fase de desenvolvimento, com apenas alguns dados preliminares divulgados e que devem ser confirmados na próxima semana. Por ora, o modelo será impulsionado por um novo motor GE de 1.240 shp, com FADEC e com hélice McCauley de cinco pás, com 105 polegadas de diâmetro. O payload deverá ser de 1.100 lb, com velocidade de cruzeiro de 285 nós e alcance máximo de 1.600 nm, permitindo voar sem escaladas de São Paulo para os principais aeroportos da região sul, sudeste e Centro-Oeste.
O Denali deverá ser equipado com a suíte Garmin 3000, com funções touchscreen, mantendo a linha Cessna alinhada com os produtos Garmin, enquanto a Beechcraft passa adotar a família Pro Line Fusion.
Outros destaques do modelo são o radar meteorológico, TAWS (Terrain Awareness Warning Systems), ADS-B (automatic dependent surveillance-broadcast) e capacidade para operar dentro das novas normas do espaço aéreo previstas para depois de 2020. Além disso, a aeronave conta com uma ampla porta de cargas, com 53x59 polegadas.