Cerca de 3.000 aeronaves agrícolas estarão em operação no Brasil até 2027

Projeção futura de aeronaves agrícolas foi apresentada no Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, no Mato Grosso

Por Marcel Cardoso Publicado em 22/08/2024, às 14h55

O estudo levou em conta a demanda por aeronaves para manter o crescimento de produtividade nas principais culturas do agro -

A frota aeroagrícola brasileira deve ultrapassar 3.000 aviões e helicópteros nos próximos três anos. A projeção foi apresentada no Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg 2024), no Mato Grosso.

O estudo foi feito por Cláudio Júnior Oliveira, diretor operacional do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) e considera a demanda por aeronaves para manter o crescimento da produtividade nas principais culturas agrícolas do país, como soja, milho, cana-de-açúcar, algodão e florestas.

A análise inclui cenários e perspectivas para as cinco regiões brasileiras, levando em conta a busca por tecnologia pelos produtores e a capacidade de produção das fábricas de aviões agrícolas, como a Embraer, Air Tractor e Thrush.

Durante a palestra, foi projetado um aumento na área de trabalho das aeronaves agrícolas, que deve passar de 135,9 milhões para 150,5 milhões de hectares anuais. Essa projeção abrange atividades como semeadura, adubação e aplicação de defensivos químicos e biológicos.

Entre os desafios apontados por Oliveira estão a formação de pilotos agrícolas e o limite de produção das fábricas de aviões. Atualmente, o Brasil conta com 2.193 pilotos agrícolas de avião e 21 de helicóptero, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Outro ponto destacado foi a necessidade de desmistificar ideias equivocadas sobre a atividade aeroagrícola, frequentemente discutidas em debates ideológicos.

Mais de 3.000 visitantes compareceram nos dois primeiros dias do Congresso AvAg 2024, que começou na última terça-feira (20) e termina hoje (23).

aviação agrícola Sindag Embraer aviação agrícola tecnologia aviação agrícola Mato Grosso aviação agrícola pilotos agrícolas Brasil frota aeroagrícola brasileira Cláudio Júnior Oliveira crescimento frota aeroagrícola Congresso AvAg 2024 produção agrícola Brasil

Leia também

Mercado de drones agrícolas deve ultrapassar os R$ 23 bilhões
Aviação agrícola da Embraer dá passo importante rumo à sustentabilidade