Centro batizado de E-Aircraft Systems House é destinado ao estudo de tecnologias de propulsão alternativas
Por Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação Publicado em 28/10/2019, às 17h00 - Atualizado às 18h21
Novas instalações da Airbus voltadas para pesquisas de propulsão limpa. Colunas verticais são sistemas de direcionamento do fluxo de ar gerado pelos motores em teste
A Airbus inaugurou suas instalações de testes da unidade destinada a estudos de aeronaves elétricas e hibridas. O centro batizado de E-Aircraft Systems House está instalado na unidade da Airbus em Taufkirchen/Ottobrunn, na Alemanha.
O centro de testes fornecerá um espaço para a pesquisa de tecnologias para sistemas de propulsão e fontes de energia alternativas tais como motores elétricos para veículos aéreos não tripulados, sistemas de propulsão híbridos e hidrogênio para combustão ou uso de combustível sintético. De acordo com a Airbus, o centro de pesquisas permite a integração e teste de sistemas completos, sendo primeiro do tipo no mundo.
“A E-Aircraft Systems House representa uma vantagem competitiva real para a Airbus. Com sua área de teste de 3.000 m², agora temos a infraestrutura para avançar a transição para um voo neutro em emissões a um ritmo ainda mais rápido”, afirma Grazia Vittadini, e o CEO da Airbus Defense e Space.
A Airbus tem ampliado seus estudos na criação de sistemas de propulsão alternativos ao uso de combustível fóssil. O primeiro estudo de viabilidade ocorreu com a apresentação do Airbus E-Fan, um protótipo de aeronave elétrica de dois lugares, apresentado em 2014, durante o Farnborough Airshow.
Atualmente a Airbus também trabalha em projetos de aeronaves elétricas, voltadas para a mobilidade aérea urbana, segmento com grande potencial de ser viabilizado na próxima década.