Brigadeiro do Ar Alexandre Avellar Leal assume o Cenipa após gestão do Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno
Por Marcel Cardoso Publicado em 04/08/2025, às 09h35
O Brigadeiro do Ar Alexandre Avellar Leal assumiu na última sexta-feira (1), a chefia do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, o Cenipa, substituindo o Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno.
Durante o evento, o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Aeronáutica, destacou a excelência do trabalho desenvolvido por Moreno à frente do Cenipa, ressaltando a conformidade de 100% do Brasil com os protocolos internacionais de investigação da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), alcançada em auditoria de 2023. Segundo Damasceno, esse resultado posiciona o país como referência global em segurança aérea.
Marcelo Moreno, que deixa o cargo após anos à frente da organização, seguirá para a chefia da Diretoria de Administração do Pessoal (Dirap). Em seu discurso de despedida, afirmou que o Cenipa é um centro de excelência em prevenção, investigação e capacitação, reafirmando o papel estratégico da instituição no cenário aeronáutico nacional e internacional.
O Brigadeiro Avellar, novo chefe do Cenipa, destacou a honra de retornar à organização e se comprometeu a manter o legado de seus antecessores. Avellar já exerceu funções estratégicas na FAB, como a chefia do Seripa II e do Cindacta IV, possui mais de 2.000 horas de voo e formação em gestão pública.
Antes da transmissão de cargo, foi descerrada a foto de Marcelo Moreno na galeria de ex-chefes do Cenipa, marcando sua contribuição ao longo da gestão. Em sua fala final, Moreno agradeceu o efetivo do Sipaer e reafirmou o compromisso da instituição com valores éticos e com a preservação da vida.
O Cenipa, vinculado ao Comando da Aeronáutica, é responsável pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer) e atua conforme normas da ICAO, sendo referência internacional na área.