escreva para cartas@aeromagazine.com.br
Redação Publicado em 13/12/2011, às 09h02 - Atualizado em 27/07/2013, às 18h45
AERO NO IPAD
Gostaria de parabenizar a revista pelo aplicativo para iPad. Sensacional mesmo! Surpresa muito boa encontrar o aplicativo, ao acaso, na Apple Store. Antes mesmo de minha revista chegar em casa, pude conferir a nova edição!
Bernardo V. T. de Teive e Argolo
Salvador, BA
B-29
A matéria do Senhor B, na edição 209, ficou muito boa! O texto e as fotos, fantásticos, além do resgate histórico sobre a Segunda Guerra Mundial. Ficou um gostinho de quero mais...
Fabio Magro
Chapecó, SC
AVIÃO PRESIDENCIAL
Seria muito interessante se vocês fizessem uma matéria mostrando como que é o interior do avião presidencial. Acredito que muitas pessoas, incluindo eu, possuem essa curiosidade.
Ricardo Parizotto Marciano
Vacaria, RS
Anotada sua sugestão, Ricardo. Obrigado, um abraço.
AMEAÇA LASER
Parabenizo-lhes pela reportagem na qual abordaram o perigo dos lasers alvejados nos pilotos (AERO 209). Acredito que a pluralidade de opiniões emitidas nos diversos ramos da aviação permitiu ter um panorama preciso, além de traçar um retrato perfeito do que acontece silenciosamente na aviação, principalmente no período noturno. Somente quando nossas autoridades começarem a colocar a lei - já existente e citada na reportagem - em prática, e cumpri-la até o fim, é que poderemos ter uma queda no índice de ocorrências desse ato. Aproveito o ensejo para também agradecer pela veiculação em nota do voo feito pela Passaredo em conjunto com a Esquadrilha da Fumaça, momento esse em que tanto a Passaredo quanto a Esquadrilha valorizaram um só nome: o Brasil.
Comandante Thiago Sabino
Pirassununga, SP
ENTRE COMANDANTES
Em face da publicação do artigo "Como ser um comandante?" (AERO 209), venho esclarecer: o texto, inicialmente de autoria atribuída ao comandante Décio Corrêa - respeitável piloto e colunista, cuja contribuição para a aviação brasileira é inquestionável - foi extraído de um texto de minha autoria, intitulado "Comandante... Na Íntegra da Palavra", escrito há mais de três anos e publicado em blogs do Brasil e do exterior. É evidente que o colaborador da revista não tinha conhecimento disso antes de publicá-lo, pois, com certeza, com a postura profissional que lhe é inerente, jamais teria feito se desse fato fosse conhecedor. A internet é um ambiente aberto, acessível e, claro, onde as informações se propagam com enorme velocidade. Não raro recebo de amigos e-mails contendo meus próprios textos, mas sem a citação de autoria. De certa forma, como são voltados a pregar uma postura ética no nosso meio profissional, principalmente entre os jovens, até sinto-me honrado em ver que o "remédio" está sendo usado, bem aceito e divulgado. É para isso mesmo que foram escritos! Não foram feitos para a minha promoção pessoal, mas para que possam ajudar a construir novas condutas profissionais dentro dessa atividade, na qual orgulhosamente milito há 33 anos como piloto. E sinto-me ainda mais honrado por ver que meu texto caiu no gosto de um colunista tão bem-conceituado, e a quem admiro.
Comandante Marcelo Rates Quaranta
Rio de Janeiro, RJ
Prezado comandante Quaranta, Inicialmente, parabéns pelo texto. Realmente inspirador. Lamentavelmente, devo esclarecer que tomei a liberdade de divulgá-lo em meu artigo por imaginar que vinha da lavra de meu afilhado, um comandante de sólida formação tanto moral quanto técnica. Essa informação, aliás, estava no texto original, mas acabou cortada durante a edição. Forte abraço e parabéns novamente,
Décio Corrêa
Gostei muito da coluna Cockipt Talk, edição 209, do comandante Décio. Considerei as oito regras válidas para todas as pessoas, seja qual for seu ramo de atividade profissional.
Edson Teixeira
São Caetano do Sul, SP
PRIMEIRO-MINISTRO
Gostaria de parabenizar a equipe da revista por torná-la uma publicação melhor a cada edição, sempre completa e muito abrangente. Porém, ao ler a excelente matéria intitulada "Emergentes Frente a Frente" (AERO 209), um pequeno detalhe chamou minha atenção. Na parte que diz respeito à aviação militar da Rússia, está escrito que o primeiro-ministro daquela nação é Vladimir Putin, quando o ocupante atual do cargo é Dmitri Medvedev. Novamente, parabéns pela revista, é um exemplo de qualidade gráfica e, principalmente, jornalística.
Francisco Barbosa de Azevedo
Escola Politécnica da USP - Engenharia Mecânica