Caminhão 100% elétrico está abastecendo aviões no aeroporto internacional de Manaus
Por Marcel Cardoso Publicado em 13/12/2022, às 08h53
Um caminhão de abastecimento de aviões totalmente elétrico começou a ser utilizado no aeroporto internacional de Manaus (MAO).
O maior terminal do Amazonas é o primeiro da América Latina a ter um veículo com esta configuração, que teve a iniciativa viabilizada pela Pioneiro Combustíveis, que abastece as aeronaves no local, pela BR Aviation, responsável pela distribuição, e pela Volkswagen, fabricante do caminhão.
Segundo os idealizadores, o objetivo do novo serviço é potencializar a descarbonização do segmento da aviação e ainda ajudar a promover o desenvolvimento da Região Amazônica, além de reduzir o impacto do setor de aviação no aquecimento global.
Para que o caminhão elétrico pudesse começar a operar, foi instalado em MAO um carregador com um ponto de recarga CCS-2, com potência de saída de 24 kW em corrente contínua, o que permite o carregamento de 80% da bateria do caminhão em até três horas.
“A chegada do caminhão elétrico é uma semente para a criação de uma rede de fontes renováveis. (...) Além de contribuir para a descarbonização da aviação, esses caminhões vão fazer a BR Aviation prestar um serviço ainda melhor para os seus clientes”, afirmou o diretor de aviação da Vibra, Rodrigo Mota.