Caças Sukhoi Su-30 da Índia vão participar de exercício promovido pelo Japão que proverá treinamento entre "caças rivais" no cenário internacional
Por André Magalhães Publicado em 11/01/2023, às 10h30
Pela primeira vez na história os caças Sukhoi Su-30 pousaram em território japonês. Os caças Su-30MKI da Força Aérea Indiana chegaram ao Japão nessa terça-feria (10), para realizar um exercício conjunto com os militares japoneses.
Ao todo a Índia enviou quatro caças Su-30MKI, dois aviões de transporte C-17 Globemaster III e um avião-tanque Il-78, que pousaram na base aérea japonesa de Hyakuri, distante 130 km de Tóquio.
On Jan 10, #JASDF splendidly welcomed #SU30MKI #IAF (#IndianAirForce) at Hyakuri Air Base. JASDF and IAF will conduct the first JPN-IND bilateral fighter exercise #VeerGuardian in JPN. JASDF will continue promoting JPN-IND #DefenseCooperation to uphold and reinforce #FOIP . pic.twitter.com/UxGpRCmES5
— Japan Air Self-Defense Force (@JASDF_PAO_ENG) January 10, 2023
Os caças indianos são pertecentes ao esquadrão no. 220, são procedentes da base aérea Halwara, no estado de Punjab.
O treinamento conjunto entre a Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF, na sigla em inglês) e a Força Aérea Indiana possibilitará o intercâmbio entre pilotos japoneses, que vão operar no exercício com os caças Mitsubishi F-2 e F-15J, e os indianos que poderão demonstrar as capacidades dos aviões de fabricação russa.
O execício deverá permitir que aviões historicamente "rivais" possam treinar manobras avançadas em conjunto, em um novo cenário da aviação militar.
Os exercícios entre forças armadas de países da Ásia se tornaram recorrentes diante das crescentes tensões com a China, que contesta áreas marítimas próxima de diversas nações da região, além de terem ampliado treinamentos e manobras militares.
Por outro lado, os países rivais da China também ampliam sua presença militar na região, inclusive os Estados Unidos, em ações consideradas hostis por Pequim.