Caças russos MiG-31 invadiram o espaço aéreo da Finlândia

Ministério da Defesa da Finlândia investiga a violação do espaço aéreo por dois caças russos MiG-31

Redação Publicado em 18/08/2022, às 11h05

MiG-31 desempenha missões de interceptação, além de transportar poderosas armas - Divulgação

O Ministério da Defesa da Finlândia informou que possivelmente dois caças russos MiG-31 Foxhound violaram seu espaço aéreo na manhã de hoje (18).

Segundo informações oficiais, a Defesa finlandesa vai investigar o evento, que é a terceira violação do espaço aéreo em quatro meses.

Um caso recente foi o sobrevoo de um avião Ilyushin Il-96. Em maio, um helicóptero russo invadiu o espaço aéreo da Finlândia, voando por cerca de 5 km sobre o território do vizinho.

Embora os russos não confirmem ou neguem as acusasões, ou alegam que foi acidental o ingresso indevido no espaço aéreo vizinho, tais violações acontecem em meio ao processo de adesão à Otan da Finlândia e Suécia. Em várias ocasiões Moscou reprovou a atitude dos dois países, alegando que a expansão da aliança militar é uma ameaça a sua soberania.

A Finlândia tem demonstrado interesse em um novo processo de modernização e ampliação de suas capacidades militares, o que estava em andamento antes mesmo do processo de entrada na Otan. Recentemente o país anunciou a compra de 64 caças de quinta geração F-35A Lightning II.

Rússia Otan Espaço Aéreo Defesa finlândia MiG-31 Invasão

Leia também

Helicóptero militar russo viola espaço aéreo da Estônia
Finlândia e Suécia realizam treinamento com a Otan