A Real Força Aérea Britânica enviou seu porta-aviões Queen Elizabeth para a Noruega para treinamento conjunto com os F-35 da Noruega
Por André Magalhães Publicado em 01/12/2022, às 10h00
Os caças F-35B da Real Força Aérea Britânica, embarcados no porta-aviões HMS Queen Elizabeth, estão em Oslo, na Noruega, participando da Operação Achillean. Embora sejam
A manobra militar tem o propósito de permitir uma maior cooperação dos meios aéreos entre ingleses e noruegueses, especialmente com caças F-35 e os aviões de patrulha maritíma P-8 Poseidon.
"O exercício é uma prova de implantação de conceito para demonstrar a capacidade de ataque marítimo de 5ª geração da OTAN, composta por jatos F-35", publicou a Royal Air Force.
Operação militar com a Noruega ocorre especialmente porque ambos os países operam as mesmas aeronaves, incluindo o P-8A. A diferença maior está entre os caças F-35, onde nos noruegueses utilizam o F-35A, de pouso e decolagem convencional, enquanto o Reino Unido opera a versão F-35B, para pouso vertical e decolagem curta (Stovl, na sigla em inglês).
Outras operações em conjunto envolvendo o furtivo F-35 também já ocorreram neste ano, como o caso da Poggio Dart 2022, na Itália.