Caças chamaram a atenção de moradores; autoridades militares não deram muitos detalhes da ação
Por André Magalhães Publicado em 22/02/2022, às 10h35
Caças F-22 Raptor baseados no estado do Havaí, Estados Unidos, foram acionados para identificar um objeto desconhecido a grande altitude, o que causou grande desconfiança nos militares.
A ação aconteceu no último da 14 de fevereiro e chamou a atenção de moradores locais que gravaram vídeos e publicaram nas redes sociais.
Os aviões furtivos localizaram o objeto na ilha de Kauai (uma das ilhas que compõe o arquipélago havaiano).
“O Comando Indo-Pacífico detectou um objeto de alta altitude flutuando no ar nas proximidades das ilhas havaianas. De acordo com os procedimentos de defesa nacional, as Forças Aéreas do Pacífico lançaram aeronaves táticas para interceptar e identificar o objeto”, disse Kenneth Hara, major general comandante adjunto do estado do Havaí.
Some video taken yesterday of military planes circling. pic.twitter.com/SXzgPHWmyq
— Noah Evslin (@nevslin) February 15, 2022
Em outro momento, foi confirmado que era “um balão não tripulado sem marcas de identificação”. Todavia, os militares norte-americanos não deram muitos detalhes adicionais sobre este ocorrido.
Alguns relatos deram conta que explosões foram ouvidas, o que levou a crer que os F-22 abriram fogo contra o balão não identificado. No entanto, a Força Aérea dos EUA informou que os aviões não destruíram o objeto.