Caças do Canadá ajudam na proteção aérea do Mar Negro

Caças CF-188 Hornet do Canadá estão atuando para proteger áreas da Otan no Mar Negro

Por André Magalhães Publicado em 08/08/2022, às 08h25

Missões conjuntas da Otan proporcionam a integração e operação de diferentes modelos de aeronaves e doutrinas - OTAN

Os caças CF-188 Hornet da Força Aérea Real Canadense (RCAF, na sigla em inglês) assumiram o policiamento aéreo da região do Mar Negro, a partir da base aérea Mihail Kogălniceanu, na Romênia.

.@RCAF_ARC 🇨🇦 CF-188 fighter jets have taken up their #NATO Air Policing duties at @MApNRomania Mihail Kogălniceanu Air Base 🇷🇴 and will be securing the skies alongside the Romanian Air Force for the coming four months pic.twitter.com/iVxVTAlrZa

— NATO Air Command (@NATO_AIRCOM) August 4, 2022

Os aviões canadenses irão garantir a segurança da região juntamente com os caças F-16 romenos, em uma missão que deverá durar cerca de quatro meses.

Ao todo, foram deslocados seis CF-188 até o país do leste europeu que é territorialmente próximo da Ucrânia, que enfrenta um grave conflito militar há vários meses.

"Obrigado a ambas as nações, Canadá e Romênia, por permitirem esta atividade que mostra mais uma vez que a Otan é uma aliança forte, onde nenhuma nação membro jamais está sozinha", disse general de la Cruz, da Organização do Tratado do Atrântico Norte.

Desde sua fundação os países membros da Otan proporcionam a proteção aérea, terrestre e naval de seus territórios e não é incomum o policiamento sendo realizado simultaneamente por várias nações e usando vários modelos de aeronaves.

O CF-188 Hornet está um sua fase final de operação, quando em breve serão substituídos pelos modernos aviões de quinta-geração Lockheed Martin F-35A Lightning II.

EUA Otan Caças F-16 Militar Mar Negro Aliança Romênia Canadá CF-188

Leia também

Canadá adquire dois A330 MRTT
Boeing oferece o avião de patrulha marítima P-8 Poseidon para o Canadá