Um jato BAE Hawk estava realizando um teste aerodinâmico no Reino Unido quando quebrou a barreira do som e estrondo sônico assustou moradores
Por André Magalhães Publicado em 01/11/2022, às 08h15
Um estrondo sônico causado por um avião dos Red Arrows, a esquadrilha de demonstração da força aérea britânica (RAF, na sigla em inglês), assustou moradores da região de Norfolk, no leste da Inglaterra. O caso ocorreu no dia 25 de outubro.
O avião, um BAE Hawk, estava completando um mergulho de alta velocidade, como parte de um cronograma de testes, segundo informou o Ministério da Defesa britânico (MoD).
This was going on earlier over Hethersett, even if you can't see them on this video you can certainly hear them! pic.twitter.com/nAZiB5tSW3
— Steve Smith 🇪🇺 🇺🇦 (@stevesmith1944) October 25, 2022
Alguns moradores relataram um estrondo alto, como uma explosão ou batida de carro, exatamente o ruído existente quando ocorre a quebra a barreira do som, algo em torno de 337 m/s ou 1.216 km/h. A velocidade real da quedra da barreira do som depende de algumas condições atmosféricas.
O BAE Hawk é um jato de treinamento monomotor e subsônico, ou seja, voa abaixo da velocidade do som. No entanto, em situações de mergulho, como foi o caso, o avião pode atingir velocidades supersônicas por breves instantes, ainda que seja algo pouco usual.
Ainda assim, este não é um caso isolado da quebra inadvertida da barreira do som no Reino Unido. Em janeiro de 2021, caças Eurofighter Typhoon da RAF voaram em velocidade supersônica para interceptar um Bombardier Global Express que havia perdido comunicação com o controle aéreo. A velocidade elevada não previa superar Mach 1, mas no momento acabou ultrapassando e gerando um estrondo sônico.
Caught the sonic boom on my ring camera!#sonicboom pic.twitter.com/Z8IoF5A7ki
— Javelin Sam (@javelinsam) January 12, 2021
Devido a este efeito físico, um alto estrondo sônico foi ouvido em várias regiões, assustando moradores e disparando alarmes dos carros.