Itália vai substituir gradualmente seus veteranos caças Panavia Tornado pelos novos e modernos F-35A/B
Por André Magalhães Publicado em 08/04/2022, às 10h35
O esquadrão 6º Stormo, da segunda Ala da Aeronautica Militare ( força aérea italiana), recebeu o primeiro caça de 5º geração F-35A Lightning II. O esquadrão referido opera suas aeronaves a partir da base aérea de Amendola, no sudeste da Europa.
A chegada do primeiro caça furtivo à base aérea marca o início da desativação da frota dos Panavia Tornados IDS (versão de ataque ar-solo). Os caças de fabricação europeia completam em 2022 40 anos de serviço em prol da defesa aérea da Itália.
A força aérea italiana tem duas versões do Lightning II, a versão F-35A (decolagem convencional) e o F-35B (versão com capacidade de pouso e decolagem vertical).
Não foi informado quantos dos novos aviões de combate irão operar em Amendola, mas sabe-se que outras bases da Itália receberão o caça desenvolvido nos Estados Unidos, é o caso da base de Ghedi, localizada perto de Brescia, no norte da Itália. Tal unidade também opera unidades do Tornado que deverão ser substituídos gradualmente.
A defesa aérea da Itália irá empregar no futuro apenas as duas versões do F-35 Lightning II e o caça europeu Eurofighter Typhoon. Todavia, é esperado que um novo caça de próxima geração seja utilizado não só pelo italianos, mas também por outras nações europeias, trata-se da aeronave Tempest.