Piloto do Chengdu J-7 conseguiu ejetar de caça que caiu e explodiu no meio da cidade
Por André Magalhães Publicado em 10/06/2022, às 11h50
Um caça Chengdu J-7 da Força Aérea da China caiu na manhã de ontem (9), na cidade de Xiangyang, província de Hubei, matando uma pessoa e ferindo outras duas. O piloto da aeronave conseguiu ejetar em segurança.
⚡️ J-7 fighter jet crashed in China
— Flash (@Flash43191300) June 9, 2022
A PLA Air Force Chengdu J-7 fighter jet crashed this morning in Hubei province. The plane crashed into a residential area after taking off from Xiangyang Airport for a training flight. pic.twitter.com/HZ4hHY1Mkh
Imagens mostram que os destroços do caça em chamas em uma zona urbana e bem próximos de algumas residências.
O local do ocorrido fica próximo ao aeroporto Laohekou, que é utilizado para treinamento de novos pilotos do comando aéreo central.
Bombeiros foram deslocados para o local onde apagram o fogo e isolaram a área para preservar os destroços do caça. Segundo as autoridades chinesas uma investigação deverá ser iniciada para apurar as causas do acidente. Porém, o laudo deverá ser restrito ao meio militar.
O J-7 é uma dos caças mais antigos em serviço na China, com projeto da década de 1960, baseado no soviético MiG-21. Ambos os modelos ainda são utilizados por alguns países asiáticos.
O acidente ocorreu após o piloto reportar uma falha no avião, em seguida ejetando mesmo estando sobre uma área urbana. As autoridades da China não confirmaram qual procedimento padrão é adotado neste tipo de situação.