Aviação brasileira supera 106 milhões de passageiros em 2025

Movimento acumulado até outubro cresce 9,5% e antecipa em um mês a marca alcançada em 2024, reforçando a retomada acelerada do setor aéreo nacional

Por Marcel Cardoso Publicado em 25/11/2025, às 09h01

País registra o melhor outubro da série histórica e consolida liderança regional na aviação civil - Divulgação

O transporte aéreo brasileiro alcançou 106,8 milhões de passageiros entre janeiro e outubro de 2025, segundo dados divulgados ontem (24), pelo Ministério de Portos e Aeroportos com base na Anac.

O volume supera a marca de 100 milhões de viajantes um mês antes do observado em 2024 e confirma a trajetória de expansão da demanda, que cresceu 9,5% no período ao considerar operações domésticas e internacionais.

Crescimento consolidado

No acumulado dos dez primeiros meses de 2025, a demanda avançou 9,5% em relação ao mesmo período do ano passado, considerando voos domésticos e internacionais. O desempenho reflete um cenário de recuperação contínua da mobilidade aérea nacional, associado à ampliação da infraestrutura aeroportuária, aumento de oferta de assentos e maior competitividade entre operadores.

Melhor outubro da série histórica

O segmento nacional registrou em outubro o melhor resultado para o mês desde o início da série estatística, em 2000, com 9 milhões de passageiros transportados. O total representa alta de 9,1% sobre o mesmo mês de 2024 e marca a primeira vez em que a movimentação doméstica supera esse volume mensal.

Além disso, foi o oitavo mês consecutivo em que o mercado interno alcançou o melhor desempenho histórico para o período correspondente.

Brasil lidera recuperação regional na América Latina

Segundo avaliação oficial, o desempenho coloca o mercado brasileiro entre os mais dinâmicos da aviação civil latino-americana após o período de impactos da pandemia. O Brasil mantém o maior mercado doméstico de passageiros da América do Sul e Caribe e registra evolução superior à de outros grandes países da região.

Volume recorde no internacional

O transporte internacional também apresentou expansão relevante. Em outubro, a movimentação alcançou 2,3 milhões de passageiros, crescimento de 9,3% ante o mesmo mês de 2024. No acumulado de janeiro a outubro, as rotas de e para o exterior somaram 23,5 milhões de viajantes.

passageiros Anac tráfego aéreo Aviação Civil transporte aéreo Mercado Doméstico MPOR aeroportos brasileiros crescimento do setor aéreo movimentação aeroportuária

Leia também

São Paulo ganha mais uma opção de voo para Orlando
Guarulhos e Congonhas concentram dois terços do tráfego aéreo do Sudeste