Tam se torna a quarta operadora global do A350-900 XWB
Redação Publicado em 18/12/2015, às 17h27 - Atualizado em 25/12/2015, às 21h59
O primeiro Airbus A350 XWB das Américas chegou ao Brasil na manhã de hoje. A aeronave partiu ontem (17) da sede da Airbus, em Toulouse, França e seguiu diretamente para o Brasil, pousando no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte para ser nacionalizada. A previsão é que amanhã (19) o avião decole para São Paulo.
O A350-900 foi entregue oficialmente a LATAM Airlines, no início da semana e será operado exclusivamente pela Tam, e ostenta o prefixo PR-XTA. A expectativa é que o primeiro voo comercial ocorra em janeiro de 2016, na rota São Paulo/Guarulhos – Manaus. A rota inaugural servirá para que as diferentes áreas da companhia, principalmente as operacionais, se familiarizem com o novo modelo de equipamento. Em março, o A350 começará a operar internacionalmente na rota São Paulo – Miami e a partir de abril, o avião voará também para Madri, Espanha. Por fim, no segundo semestre, iniciará os voos entre São Paulo e Orlando, EUA.
A Tam foi um dos clientes lançadores do A350, tendo optado pelo modelo quando a previsão ainda era que fosse uma versão remotorizada do A330. Após o lançamento da versão final a Tam realizou um pedido firme para 27 A350-900, avaliados em US$ 7 bilhões (referente ao preço de tabela no lançamento). Após a criação do Grupo Latam Airlines, ficou decidido que o modelo operaria exclusivamente na divisão brasileira, enquanto as demais empresas do grupo manteriam o mix entre o Boeing 767 e o 787 Dreamliner. Em setembro, o Grupo Latam optou por substituir seis aviões A350-900 pelo mesmo número de A350-1000, a versão de maior capacidade. As entregas devem se estender até meados de 2021, sendo que em 2016 deverão chegar ao país outros seis aviões, todos da série -900.