Eles descarregaram a espuma extintora de oito caminhões no Boeing que havia alertado sobre o fogo no motor de outra aeronave. Incidente ocorreu em Fuzhou, ao sul de Pequim
Redação Publicado em 10/12/2015, às 18h00 - Atualizado às 22h47
Os bombeiros do aeroporto internacional de Fuzhou, na China, erraram de avião ao colocarem em prática uma operação para apagar o incêndio no motor de um Boeing 737. A notícia pode parecer estranha, mas aconteceu. Tudo começou quando os pilotos de um Boeing 737-800 (B-1906) da empresa Fuzhou Airlines, que se preparava para a decolagem (voo FU6577), notaram fogo e fumaça em outro avião, de mesmo moldelo. Era um Boeing 737-800 (B-5507), da Air China, que taxiava rumo à cabeceira da pista.
Os pilotos da Fuzhou Airlines abortaram a decolagem e comunicaram o incidente à torre. Neste momento, o inusitado aconteceu. Oito caminhões da brigada de incêndio do aeroporto interceptaram justamente o avião que primeiro havia alertado sobre o incidente, o Boeing da empresa local, enquanto o avião da Air China, que também chegou a reportar o incêndio, continuava com o motor em chamas aguardando socorro.
Os bombeiros só notaram o equívoco após dois minutos, quando já haviam finalizado a aplicação de agentes extintores no avião errado. Os passageiros de ambos os aviões foram evacuados e o aeroporto ficou fechado por 90 minutos.
Felizmente, diante do pequeno foco de incêndio, foi possível conter o fogo no B-1906 mesmo após a falha, um tanto incomum.