Bombardier entregou sétimo Global 6000 aos Estados Unidos

O sétimo Global 6000 da Força Aérea dos Estados Unidos será utilizado no Battlefield Airborne Communications Node (Bacn)

Por Marcel Cardoso Publicado em 23/10/2023, às 08h30

Um contrato entre a Usaf e a Bombardier apoia uma plataforma de comunicações aéreas - Bombardier/Divulgação

A divisão de defesa da Bombardier entregou o sétimo avião do modelo Global 6000 a um programa da Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf).

A unidade do Battlefield Airborne Communications Node (Bacn) é uma plataforma de comunicações especializada, conhecida na USAF como E-11A, que faz parte de um contrato plurianual anunciado anteriormente e que representa um valor total potencial de cerca de US$ 465 milhões (R$ 2,34 bilhões).

Como parte do programa, os Global 6000 servem como gateways de comunicações de altitude elevada, retransmitindo ou conectando voz e dados entre as forças aéreas e de superfície, superando obstáculos tradicionais, como montanhas, terrenos acidentados ou distâncias. Apelidada de “Wi-Fi no céu” pela Usaf, a aeronave pode ser utilizada em todo o mundo. 

A Usaf tem a opção da aquisição de uma aeronave adicional anualmente até 2026, conforme previsto em contrato. “A Bombardier Defense continua a fortalecer seus laços com a Força Aérea dos EUA e a fornecer suas renomadas plataformas utilizadas para reforçar a segurança nacional e internacional”, disse Jean-Christophe Gallagher, vice-presidente executivo de vendas de aeronaves da divisão de defesa do fabricante.

EUA Estados Unidos Usaf Força Aérea Aeronáutica Bombardier Global 6000 BACN

Leia também

Bombardier apresentou novo programa do portfólio Smart Services
Bombardier está entre as melhores em Bolsa de Valores