Aeronaves irão conduzir missões estratégicas de dissuasão com aliados e parceiros
Por André Magalhães Publicado em 12/07/2022, às 08h00
Bombardeiros furtivos B-2A Spirit da Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf, na sigla em inglês), pousaram nesse domingo (10), na base aérea de Amberley, na Austrália, onde irão cumprir a missão de Força-Tarefa de Bombardeiros rotativa.
As aeronaves farão missões de treinamento estratégicos de dissuasão com aliados, parceiros e forças conjuntas "visando um Indo-Pacífico livre e aberto".
A presença dos aviões na região acontece em meio as tensões com a China, que faz constantes voos com aeronaves militares por uma vasta área, inclusive zonas internacionais, além de fazer testes com novos armamentos, bem como ameças a soberania de Taiwan.
Outro ponto de destaque é o reforço estratégico entre os Estados Unidos e a Austrália, que tem programas ligados à defesa e produtos de fabricação norte-americana, como por exemplo, os caças F-35A Lightning II.
"Esta implantação do B-2 na Austrália demonstra e aumenta a prontidão e letalidade de nossa força de ataque penetrante de longo alcance", disse Andrew Kousgaard, comandante do 393º Esquadrão de Bombardeiros.