Contrato prevê a modernização da suíte de aviônicos da frota de E-3A
Ernesto Klotzel Publicado em 17/03/2015, às 17h00 - Atualizado às 17h38
Recentemente a Boeing realizou o primeiro voo com uma aeronave AWACS (Airborne Warning and Control System) modernizada e que será entregue a OTAN. O avião conta com um cockpit modernizado, incluindo novos aviônicos, que substituem os sistemas analógicos da década de 1970.
Durante o voo de duas horas, a tripulação os novos sistemas, incluindo as informações customizadas sobre os motores, navegação e radares. Ao todo 14 AWACS da OTAN serão modernizados, com a primeira entrega programada para janeiro de 2016.
O programa de modernização garante a compatibilidade com as atuais normas de controle do tráfego aéreo e cumpre com os requisitos de navegação atuais e planejados para o futuro. Ao mesmo tempo, a modernização resolve o problema recorrente da falta de suprimentos dos sistemas de aviônicos fora de produção ao utilizar sistemas digitais atuais. O E-3A AWACS empregado pela OTAN é baseado no Boeing 707, sendo ainda equipado com os motores Pratt & Whitney TF33.
O ‘upgrade’ do primeiro AWACS da OTAN, bem como para um AWACS da Força Aérea dos EUA, é parte de um contrato firmado em 2012 no valor de US$ 394 milhões, O primeiro voo do E-3 AWACS da USAF com nova aviônica é esperado para 2016.
Serão 13 AWACS da OTAN modernizados mediante outro contrato de US$ 257 milhões. As modificações terão início em 2016 e serão completadas em 2018.