Maior modelo da família de corredor único recebe melhorias e enfrenta domínio do A321neo
Ernesto Klotzel Publicado em 21/06/2017, às 16h00 - Atualizado em 22/06/2017, às 11h02
A Boeing oficializou o lançamento do 737 MAX 10 no primeiro dia do Paris Air Show, que ocorre em Le Bourget. O modelo recebeu uma série de modificações com relação ao 737 MAX 9, incluindo uma seção extra da fuselagem, que alongou a cabine de passageiros em 167 centímetros, asas com alguns refinamentos aerodinâmicos, trem de pouso mais alto, uma porta de emergência central nova, além da possibilidade de acomodar até 230 passageiros.
Projetado para transportar 188 passageiros em duas classes, o 737 MAX 10 possui neste caso a mesma capacidade de transporte do Airbus A321neo, enquanto em classe única, a capacidade é ligeiramente menor. Porém, o modelo da Airbus possui alcance de 6.850 km, enquanto o MAX 10 terá alcance de 5.960 km. Mesmo com menor capacidade, a Boeing promete uma redução de combustível de 5% por assento em relação ao concorrente e mais de 20% em comparação com a geração atual do 737 Next Generation.
No primeiro via o MAX 10 registrou encomendas realizadas por 10 clientes, sendo 43 novos pedidos, 84 cartas de intenção e 164 conversões de pedidos.