Após consecutivas mudanças no cronograma de entregas, Malaysia Airlines recebeu seu primeiro Boeing 737 MAX
Por Wesley Lichmann Publicado em 17/11/2023, às 17h45
A Malaysia Airlines recebeu ontem (16), em Kuala Lumpur, seu primeiro Boeing 737 MAX, depois de consecutivos atrasos na programação das entregas.
O 737 MAX 8 matrícula 9M-MVA, será apresentado oficialmente pela Malaysia Airlines no próximo dia 20 de novembro. O avião está configurado para 174 passageiros em duas classes, sendo doze na executiva e 162 na econômica.
A chegada do jato estava programada inicialmente em maio e foi postergada para agosto, sendo efetivada apenas neste mês.
A transportadora possui acordo com a empresa de arrendamento Air Lease para 25 MAX, com entregas previstas até 2026, como parte do plano de modernização de sua frota.
No início de novembro, Izham Ismail, CEO da Malaysia Airlines, manifestou frustração com os consecutivos atrasos. A companhia receberá quatro dos sete aviões programados para este ano.
As mudanças no cronograma são resultados de furos fora das especificações encontrados na antepara traseira de centenas de 737 MAX. O defeito é o mais recente desafio da Boeing, à medida que a demanda por novos aviões aumenta.
Além da aeronave de fuselagem estreita, a Malaysia Airlines também está adicionando mais um Airbus A350-900, totalizando sete exemplares do modelo. O bimotor com quase quatro anos de idade foi arrendado junto a empresa de leasing JP Lease, e recebeu o registro 9M-MHA.
O jato foi entregue originalmente à Scandinavian Airlines (SAS) em fevereiro de 2020, e estava amarzenado no aeroporto de Victorville, nos Estados Unidos. Embora esteja com uma configuração diferente dos demais A350, o início das operações do -MHA está previsto para o próximo mês de dezembro.