Boeing e Jetblue investem em jato elétrico de uma startup

A aeronave híbrido-elétrica da Zunum Aero, poderá revolucionar o transporte aéreo

Por Ernesto Klotzel Publicado em 07/04/2017, às 13h01 - Atualizado às 13h07

Há poucos dias, a empresa iniciante (startup) Zunum Aero anunciou ter recebido investimentos da Boeing e da JetBlue, fato considerado “extremamente feliz” pelo fundador e CEO da empresa, Ashish Kumar. “Temos estado em contato com as duas companhias há cerca de um ano e ambas são tão apaixonadas como nós com a oportunidade de reinventar o transporte aéreo regional” disse Kumar.

O investimento da JetBlue foi feito por meio de um fundo de capital de risco, baseado no Vale do Silício, a JetBlue Technology Ventures; o montante do investimento não foi divulgado. O novo braço de capital de risco, Boeing Horizon X, baseado em Chicago afirmou que a tecnologia híbrido-elétrica da Zunum está liderado o caminho para um novo e revolucionário segmento. 

O avião regional proposto pela Zunum terá capacidade para, de 10 a 50 passageiros (uma faixa mais do que flexível), e alcance de 1.600 km e sua energia de propulsão poderá ser fornecida por baterias, eventualmente completada por unidades geradoras a diesel ou a turbina. 

Já que não se espera que o novo projeto voe antes da próxima década, e terá uma vida útil em torno dos 20 anos, o projeto será norteado pelo conceito “prova futura” ou seja, a possibilidade de sua adaptação à novas tecnologias emergentes. Exemplos:

Airbus Boeing JetBlue Zanun