Nova geração será a primeira a contar com cockpit sensível ao toque na aviação comercial
Redação Publicado em 06/07/2016, às 16h30 - Atualizado às 17h10
A Boeing confirmou a integração da nova geração de aviônicos no 777X, que terá displays sensíveis ao toque. A plataforma de aviônica desenvolvida é baseada na desenvolvida para o 787 Dreamliner, mantendo a mesma arquitetura geral, apenas integrando agora controle touch screen.
De acordo com a Boeing, a adoção de controles por toque surge do consenso dos operadores em adotar tecnologias de ponta e de comprovada segurança e melhoria na consciência situacional dos pilotos. Embora seja inédito num avião comercial, controle touch screen é uma realidade na aviação de negócios, sendo empregado de pequenos monomotores a pistão até a grandes jatos.
“Queremos criar uma plataforma de voo que familiar aos pilotos e qu forneça a melhor experiência de interação para eles”, disse Mark Nikolic, engenheiro de arquiteturas de cabine da Boeing.
Embora a Boeing não tenha divulgado o fornecedor das telas sensíveis ao toque, que terão 15,1 polegadas, é possível que a escolha recaia sobre a Rockwell Collins, que inclusive é fornecedora de grande parte dos sistemas de voo das famílias 777 e 787.
As informações preliminares mostram que a interatividade com os sistemas será similar ao adotado no 787 Dreamliner, porém, o CCD (cursor control devices) e o pedestal de apoio das mãos serão eliminados, mantendo um layout próximo ao encontrado em aeronaves como os Gulfstream G500/G600. As telas do PFD (Primary Flight Display) e MFD (Multi-function Display) também devem contar com tecnologia touch screen, permitindo maior interação com os sistemas.
Para evitar entradas inadvertidas, a Boeing trabalha para criar uma interface que evite comandados acidentais e que sejam facilmente utilizáveis durante voos em áreas turbulentas. Além disso, alguns controles poderão ser realizados por botões localizados no painel, oferecendo maior segurança.
Nos últimos cinco anos a Boeing tem testado a tecnologia de controle touch screen, enquanto após 2014, instalou um protótipo no 787 ecoDemonstrator, permitindo os pilotos de prova terem uma experiência de voo real com a nova tecnologia.