Preparação para o primeiro voo progride de acordo com o cronograma
Ernesto Klotzel Publicado em 10/01/2017, às 18h51 - Atualizado às 18h58
Em breve, a célula do primeiro MC-21-300 será transferida para a unidade de ensaios em Irkutsk, Sibéria, para prepará-lo para o primeiro voo. O fabricante que pertence ao grupo United Aircraft Corporation, celebrou o roll-out em junho de 2016 e, nos meses seguintes testou a vedação da fuselagem, instalou os equipamentos embarcados e calibrou os sistemas de medição.
Em março, a Irkut pretende entregar o pacote completo de documentos às autoridades aeronáuticas para obter a permissão de realização do primeiro voo. Enquanto isso, o planejamento aponta para o segundo protótipo quanto aos testes estático e de resistência.
Por outro lado, fabricante informou ter realizado “centenas” de testes individuais em componentes e sub-conjuntos para avaliar sua resistência. Foram testados as estruturas de suporte da empenagem, as pernas do trem de pouso, os profundores, os freios aerodinâmicos, o leme, os flaps, os ailerons e a seção dianteira da fuselagem.
Durante os testes de resistência, a fuselagem suportou 47.000 ciclos de carga e a seção da empenagem foi submetida a 240.000 ciclos, cada qual correspondendo a um voo (pressurização e despressurização) da aeronave. Cerca de 40% da célula do MC-21 é constituída por materiais compostos, principalmente na seção central da fuselagem, caixões das asas e bordos de ataque e de fuga.