Operação utiliza blend de 10% de SAF importado da Ásia e abastece dois voos diários de Gol e Latam até 2026
Por Marcel Cardoso Publicado em 27/11/2025, às 09h04
O aeroporto de Salvador deu início às primeiras operações regulares com mistura de combustível sustentável de aviação (SAF) no país. A iniciativa, válida até dezembro de 2026, é conduzida pelo governo da Bahia em parceria com a Vibra, empresa do ramo de distribuição de combustíveis e de lubrificantes.
O SAF utilizado nos voos é produzido a partir de óleo de cozinha usado, classificado como resíduo de baixa intensidade de carbono, e tem potencial de no futuro reduzir até 80% das emissões de gases poluentes.
Todavia, o combustível não é produzido no Brasil. O SAF puro é fabricado na Ásia, sendo o único disponível no país e foi importado pela Vibra exclusivamente para esta operação. O uso em voos regulares permitirá redução direta das emissões de CO₂ provenientes das partidas realizadas no aeroporto baiano.
A operação utilizará dois voos diários partindo de Salvador, um da Gol Linhas Aéreas e outro da Latam Airlines. O abastecimento será feito com uma mistura composta por 10% de SAF puro e 90% de querosene de aviação convencional — o maior blend de uso contínuo já aplicado na aviação brasileira.