Azul instala totens de autosserviço em aeroportos do Rio de Janeiro e Manaus

Azul oferece check-in, despacho de bagagem e impressão de cartões de embarque em totens de autosserviço

Por Marcel Cardoso Publicado em 11/09/2025, às 10h05

Serviço promete agilizar o atendimento de passageiros na hora do embarque -

A Azul Linhas Aéreas anunciou hoje (11), que instalou totens de autosserviço nos aeroportos do Rio de Janeiro e Manaus. A medida faz parte da estratégia para modernizar o atendimento em terminais de maior movimento e ampliar a eficiência operacional.

Segundo a Azul, a solução busca reduzir filas e agilizar processos em horários de alta demanda. Os equipamentos instalados no Aeroporto Santos Dumont e no Aeroporto Internacional de Manaus, permitem que passageiros realizem check-in, imprimam cartões de embarque e façam o despacho de bagagem de maneira rápida, sem necessidade de interação direta com funcionários. 

Totens de autosserviço da Azul no aeroporto Santos Dumont - Foto: Divulgação

Estratégia de modernização

Segundo a Azul, o modelo segue práticas já comuns em grandes hubs internacionais. A iniciativa reforça o investimento em automação e digitalização de serviços, acompanhando tendências globais da aviação comercial.

Além de reduzir o tempo de espera, os equipamentos oferecem mais autonomia e conforto, contribuindo para um fluxo operacional mais ágil no aeroporto carioca”, disse Diogo Youssef, diretor de Aeroportos da Azul.

O uso de totens de autoatendimento se tornou padrão nos aeroportos do mundo, oferecendo maior simplicidade e agilidade para passageiros, especialmente em terminais de grande movimento ou horários de pico.

aviação comercial azul linhas aéreas despacho de bagagem Aeroporto Santos Dumont automação aeroportuária totens de autosserviço check-in automático

Leia também

Azul anuncia 100 voos extras para Aracaju na alta temporada de verão
Azul abre 58 vagas de emprego em São Paulo e outras regiões do Brasil