Azul é reconhecida como a companhia aérea mais pontual do mundo

Levantamento da Cirium reconhece a Azul como a mais pontual do mundo em 2022

Por Wesley Lichmann Publicado em 03/01/2023, às 15h25

Azul realiza cerca de 900 voos diários - Luis Neves

A Azul Linhas Aéreas foi reconhecida pela Cirium, principal referência de dados do setor aéreo, como a companhia aérea mais pontual do mundo em 2022.

O relatório "On-Time Perfomance Report" realizado pela Cirium apontou um índice de pontualidade de 88,93% nos mais de 279 mil voos realizados pela Azul durante o ano de 2022. A companhia aérea brasileira ficou em primeiro lugar no ranking mundial, superando as japonesas All Nippon Airways (ANA) e Japan Airlines (JAL), além das latino-americanas Sky e Copa Airlines.

Segundo o levantamento, um voo é considerado no horário quando costumam pousar até 14 minutos depois do horário planejado de chegada. A análise leva em conta informações de mais de 600 fontes de voos em tempo real, aeroportos, sistemas de distribuição global, dados de posição e autoridades de aviação civil, além das próprias companhias aéreas.

"A Azul não apenas alcançou a primeira posição entre seus concorrentes regionais, mas também emergiu como a companhia aérea global mais pontual, com 88.93% de seus voos principais chegando no horário", diz Jeremy Bowen, CEO da Cirium.

"Na Azul, temos os tripulantes mais apaixonados e obcecados pelo atendimento ao cliente. E esse atendimento sempre começa com a operação de uma companhia aérea pontual. Temos uma operação complexa voando para mais de 160 cidades ao redor do mundo, com diversos tipos de aeronaves, o que torna essa conquista ainda mais impressionante. Este é realmente um esforço de todos e tenho orgulho de fazer parte dessa equipe", destaca John Rodgerson, CEO da Azul Linhas Aéreas.

A pesquisa de pontualidade da Cirium é a mais antiga do setor de aviação e monitora voos de empresas dos cinco continentes. Abaixo as dez companhias aéreas com maior índice de pontualidade no mundo em 2022.

Airbus Azul A350 Belo Horizonte A330 A320neo Campinas Viracopos A330neo Airbus A320neo

Leia também

O primeiro voo na América Latina aconteceu em Osasco
Cerca de 40 Embraer E175 deixarão de voar pela United Airlines