Azul consolida Recife como terceiro centro de conexões no país

Recife é a terceira maior base da Azul Linhas Aéreas, que opera 70 voos diários para 37 destinos domésticos e internacionais

Por Wesley Lichmann Publicado em 22/03/2023, às 14h41

Cerca de 350 mil passageiros foram transportados pela Azul em Recife - César dos Reis

Com mais de 70 voos diários que atendem 37 destinos domésticos e internacionais, a Azul Linhas Aéreas consolidou o aeroporto internacional de Recife como sua terceira maior base operacional.

Na capital pernambucana a companhia é responsável pelo transporte de 350 mil passageiros no principal centro de conexões da região Nordeste, o terceiro mais importante da Azul, atrás apenas dos aeroportos de Confins, em Belo Horizonte e Viracopos, em Campinas.

Para atender toda a estrutura disponibilizada em Recife, a transportadora conta com um quadro de 898 funcionários, entre agentes de aeroporto, comissários, gerente de base e manutenção, pilotos, além de uma equipe dedicada as operações da Azul Cargo.

Implementado em 2016 pela empresa, o Hub pernambucano é estratégico nos planos de expansão da Azul no mercado brasileiro, que permite aumentar a capilaridade da companhia com a criação de novas rotas na região Nordeste, além de fortalecer sua presença no segmento internacional.

Malha disponibilizada pela Azul no hub de Recife.

 

"Atuar no Recife torna as operações da Azul ainda mais dinâmicas e reforça o crescimento e a liderança da companhia em uma das principais cidades do Nordeste brasileiro", celebra Vitor Silva, gerente geral de planejamento e estratégia da Azul.  

"Em um país tão grande como o Brasil, o aeroporto do Recife é fundamental para as operações estratégicas da malha aérea da Azul, pois amplia muito a nossa capilaridade para todas as regionais nacionais e internacionais", complementa o executivo.

Com destaque em destinos com pouca concorrência, a empresa é a única operadora em cerca de 75% dos 500 voos semanais disponibilizados no aeroporto Gilberto Freire.

No Recife, a Azul conta com voos para Fort Lauderdale e a partir de junho disponibilizará uma ligação para Orlando, nos Estados Unidos; além do serviço regular para Montevidéu, no Uruguai; as rotas são operadas respectivamente com os A330 e A320neo.

As operações na terceira maior base da companhia tem registrado bom índice de pontualidade e acompanham o aproveitamento geral dos voos, que deu a transportadora o prêmio de mais pontual do mundo em 2022. 

Concedido pela Cirium, principal empresa de dados do setor áereo, o relatório 'On-Time Perfomance Report' apontou um índice de pontualidade de 88,93% nos mais de 279 mil voos realizados pela Azul no ano passado. 

Atualmente, a Azul oferece mais de 900 voos diários para mais de 150 destinos no Brasil e no exterior, em mais de 300 rotas conectando cidades de todo o país e destinos internacionais. 

Azul passageiros Recife azul linhas aéreas hub conexão REC

Leia também

Nordeste terá mais de 100 voos extras da Azul em abril
Azul retoma ligação direta entre Recife e Porto Alegre