Azul certifica Embraer 195 para operar em condições adversas no Rio de Janeiro

Frota de Embraer da Azul recebe certificação para operar procedimentos orientados por satélites

Por Wesley Lichmann Publicado em 27/04/2023, às 15h05

Azul otimiza operações da frota de Embraer 195 no Rio de Janeiro - Luis Neves

A Azul Linhas Aéreas anunciou hoje (27), a certificação de seus jatos Embraer 195, tanto E1 como E2, para operações em procedimentos RNP-AR no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. 

Com tecnologia orientada via satélite, os novos procedimentos permitem a Azul aprimorar e  otimizar suas operações no aeroporto central do Rio de Janeiro em dias com condições climáticas adversas. A certificação vem duas semanas depois da companhia iniciar as operações com os jatos E195-E2 no Santos Dumont. 

O Embraer 195-E2 poderá ser utilizado de forma estratégica em determinados horários de maior procura nos voos para o Santos Dumont, já que o governo federal pretende reduzir a capacidade do terminal central do Rio de Janeiro.

"O procedimento RNP-AR agrega muito para a operação da Azul no Santos Dumont, já que na época de inverno e, principalmente, nos períodos da manhã e da noite, o Santos Dumont tem a incidência de nevoeiros que podem impactar a operação", comenta Guilherme Holtmann, gerente geral de Flight Standards e Treinamento da Azul. 

Desenvolvidos pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) em 2012, os procedimentos melhoraram significativamente o tráfego de aeronaves no Santos Dumont, que apresenta restrições nas condições climáticas, geográficas e de relevo.

O sistema RNP melhora as trajetórias de aproximação e pouso, incrementando significativamente a segurança, além de diminuir o trajeto que a aeronave faz na aproximação.  

Os procedimentos fazem parte do sistema adotado pela ICAO (Internacional Civil Aviation Organization), e chama-se PBN (Performance Based Navigation) e se baseiam na técnica de navegar entre coordenadas geográficas ao invés de bloquear auxílios à navegação.

 

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