Azul apresenta o primeiro Embraer Classe F cargueiro do mundo

Aeronave poderá transportar containers resistentes ao calor e ao fogo

Marcel Cardoso Publicado em 10/02/2022, às 14h10

Antes de ser convertida, aeronave operou com passageiros por seis anos - Divulgação

A Azul Linhas Aéreas apresentou, na quarta-feira (9), o primeiro Embraer cargueiro Classe F do mundo, o que significa que a aeronave é certificada para transportar cargas na cabine, em containers resistentes calor e ao fogo, através de um sistema de detecção de incêndio através de câmeras térmicas.

A iniciativa foi realizada internamente e em parceria com a empresa LHColus Tecnologia, começando pelo desenvolvimento do projeto conceitual, passando preparação da cabine e pela prova de conceito e voos de teste, levando à certificação da aeronave pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no último dia 1º de fevereiro.

A adição desse tipo de frota à operação da Azul Cargo adiciona flexibilidade e custo-benefício ​​à sua operação logística. A capacidade de carga do Embraer E195 (“E1”) será expandida de sete para 15 toneladas, o que, segundo a companhia, alavancará significativamente o seu baixo custo de viagem para ajudar a divisão a transformar a logística no Brasil.

O ganho em eficiência equivale a uma redução de 7.900 toneladas de carbono emitidas por aeronave por ano, o que ajudará em sua pegada ambiental. "Com o lançamento do primeiro cargueiro Embraer Classe F do mundo, pretendemos novamente transformar o mercado brasileiro, desta vez em logística", afirma o Vice-Presidente de Receitas da Azul, Abhi Shah.

A aeronave responsável pela novidade tem o registro PR-AXW, que operou com passageiros entre outubro de 2013 e janeiro de 2020. Depois, ela foi armazenada em Portugal para ser posteriormente convertida em cargueiro.

aeronave notícias de aviação avião aviação Embraer Azul Cargueiro Classe F

Leia também

Embraer e FAB chegam a um acordo na redução no pedido do KC-390
Embraer formaliza processo para certificação do eVtol à Anac