Light Jet e Biturboélice
Redação Publicado em 01/08/2015, às 00h00
O Citation CJ4 oferece alcance e velocidade geralmente encontrados em categorias como mid-size, isso ao custo de operação dos light jets. Se destacam no projeto as janelas com controle elétrico da persiana, ponto de abastecimento externo e lavatório. Aliado a outras características aerodinâmicas, o perfil das asas, com bordo de ataque com 15,4o e 0,411o no bordo de fuga, permite um excelente desempenho em pistas curtas. O Citation CJ4 é homologado como single-pilot, podendo transportar até 10 passageiros. A velocidade máxima é de Mach 0.77 e o alcance, de 2.170 nm. Com quatro passageiros e um piloto, o avião é capaz de cumprir São Paulo-Santiago do Chile.
Preço: US$ 8,99 milhões
Certificado como single-pilot, o Citation CJ3+ foi projetado para atender às necessidades do operador da categoria light jet sem sacrificar a produtividade e o conforto. O CJ3+ oferece assentos ajustáveis para seis passageiros num arranjo tipo center club, com duas mesas rebatíveis. O modelo traz uma série de inovações, como a suíte de aviônicos Garmin 3000, considerada uma das mais modernas do mercado. A velocidade máxima é de Mach 0.737, com alcance de 1.802 nm. Com um piloto e quatro passageiros, é possível voar de São Paulo para Boa Vista, ou Puerto Montt, no Chile.
Preço: US$ 7,99 milhões
O Phenom 300 foi o jato de negócios mais entregue no mundo nos dois últimos anos. Com a mais ampla cabine da categoria, é possível transportar entre 8 e 11 pessoas. Um dos destaques é ser certificado como single pilot. A velocidade de cruzeiro é de Mach 0,78 e o alcance, de 1.972 nm, permitindo operar entre São Paulo e Santiago do Chile. A Embraer possui um programa de manutenção que exige apenas uma parada para manutenção ao ano ou a cada 600 horas de voo, um recorde para a categoria.
Preço: US$ 9,9 milhões
O P180 Avanti II se destaca pelo design made in Italy, que traz uma incomum solução aerodinâmica, com motores em configuração push. A espaçosa cabine de passageiros se beneficia de maior silencio e menor vibração graças à disposição dos motores, montados relativamente distantes dos passageiros. Com desempenho próximo ao de aeronaves VLJ, de acordo com o fabricante, seus custos operacionais podem ser até 40% menores que o de aeronaves a jato de tamanho equivalente. O alcance é de 1.720 nm. A nova versão EVO conta com melhorias no desempenho e alguns refinamentos aerodinâmicos, como novos winglets e novas hélices Hartzell de cinco pás mais eficientes, além da suíte de aviônicos Rockwell Collins Pro Line 21.
Preço: US$ 7,2 milhões