VLJ, Entry Level e Turbo-Hélice
Redação Publicado em 01/08/2015, às 00h00
O icônico King Air é mundialmente reconhecido por sua flexibilidade e capacidade de operar em pistas não preparadas. No Brasil, é um dos modelos mais populares no agronegócio, permitindo ao operador voar entre fazendas e aproveitando o bom espaço interno. O King Air 250 possui capacidade para até 10 passageiros, com um payload de 1.724 kg. A velocidade de cruzeiro é de 310 Ktas e o alcance, de 1.726 nm.
Preço: US$ 5,99 milhões
O Pilatus PC-12 NG tem a reputação de oferecer grande versatilidade a seu operador ao proporcionar elevado desempenho e alta flexibilidade operacional. Foram vendidos mais de 1.300 aviões, que operam numa ampla gama de missões, como transporte executivo, aeromédico, cargueiro, suporte para empresas da aviação regular e assim por diante. Seu destaque é a ampla cabine e a grande porta de cargas. Com alcance de 1,560 nm com 3 passageiros, é possível voar de São Paulo a La Paz, na Bolívia, sem escalas.
Preço: US$ 4,6 milhões
Pela primeira vez no Brasil, o HondaJet se diferencia por seus motores montados sobre as asas (Over-The-Wing Engine Mount), uma solução que melhora consideravelmente a performance e o espaço interno. A Honda Aircraft dedicou mais de 20 anos de pesquisa em aerodinâmica em busca da melhor relação do NLF (Natural Laminar Flow) para reduzir o arrasto, aumentar a velocidade de cruzeiro e diminuir o consumo de combustível. A fuselagem é construída numa combinação de tecnologias que a tornaram mais leve e resistente. O piloto conta com um dos mais sofisticados cockits da atualidade, equipado com a suíte Garmin G3000,. A velocidade de cruzeiro declarada é de 420 KTAS a 30.000 pés. O modelo é certificado single pilot e possui capacidade para até seis passageiros. Numa configuração típica, com quatro ocupantes, o alcance é de 1.180 m, permitindo voar de São Paulo para grande parte do Brasil. A Honda selecionou no Brasil a Líder Aviação como representante de vendas.
Preço: US$ 4,5 milhões
O Phenom 100 foi o primeiro projeto totalmente destinado à aviação de negócios da Embraer, na ocasião sendo oferecido como um dos primeiros VLJ do mercado. O atual Phenom 100E é um entry level que oferece uma das maiores cabines da categoria, incluindo ainda um lavatório. A cabine permite transportar até oito ocupantes, em operação single-pilot. A velocidade é de Mach 0,7 com alcance de 1.178 nm. Dentro do programa de manutenção da Embraer, o Phenom 100E requer uma única parada para manutenção ao ano ou cada 600h de voo.
Preço: US$ 4,6 milhões
Considerado um entry-level, o Citation M2 oferece uma cabine ligeiramente maior do que a dos VLJ (Very Light Jet). A cabine pode acomodar até 7 passageiros, com peso máximo de decolagem de 4,853 kg e payload de 633 kg. O bagageiro oferece 1,29 m³ permitindo transportar até 328,9 kg. O alcance é de 1.177 nm, o que significa voar de São Paulo para Córdoba, na Argentina.
Preço: US$ 4,50 milhões