Aviões da ATR contarão com internet da Starlink

A Air New Zealand será a primeira companhia aérea a contar com a internet de alta velocidade da Starlink em seus ATR

Por Marcel Cardoso Publicado em 21/01/2025, às 08h16

Passageiros contarão com acesso à internet de alta velocidade nos voos ainda este ano - ATR

A ATR anunciou nesta terça-feira (21), a implementação do sistema de internet de alta velocidade da Starlink, desenvolvido pela SpaceX, do bilionário Elon Musk, nos modelos 72-500 e 72-600.

A tecnologia foi certificada pela reguladores europeus, após voos de teste terem sido concluídos. A Air New Zealand será a primeira companhia aérea a oferecer o serviço em voos domésticos, este ano. O sistema será disponibilizado como uma opção de retrofit para operadores de ATR por meio de um Certificado Suplementar de Tipo (STC).

"Explorar a conectividade em movimento com o Starlink, que possui a maior constelação de satélites do mundo, foi uma decisão óbvia. Seja viajando a trabalho ou lazer, sabemos que manter uma conectividade de internet contínua é algo que transformará a experiência de viagem dos nossos clientes", disse Nikhil Ravishankar, diretor de serviços digitais da Air New Zealand.

O Starlink utiliza uma constelação de satélites em órbita terrestre baixa para oferecer internet banda larga capaz de suportar streaming, videochamadas e jogos online. A compactação da antena garante compatibilidade com a estrutura aerodinâmica dos modelos ATR. Além da conectividade para passageiros, o sistema permitirá que pilotos acessem serviços de meteorologia da aviação, otimizando a segurança operacional.

Segundo o fabricante, a conectividade em voos será um diferencial competitivo, especialmente em mercados como Japão, Europa, Ásia-Pacífico e Estados Unidos, onde a demanda por internet a bordo está em crescimento.

ATR SpaceX internet a bordo Air New Zealand Starlink tecnologia de aviação aeronaves regionais conectividade em voo PMV Engineering retrofit ATR

Leia também

Azul vai suspender voos para Mossoró (RN)
Companhia aérea do Sudeste Asiático irá adicionar três ATR 72-600