Avião tanque KC-46A da USAF sofre incidente durante reabastecimento

Emergência ocorreu enquanto o avião tanque KC-46A reabastecia um F-15E na Califórnia

Por Micael Rocha Publicado em 24/08/2024, às 06h00

Incidente ocorreu durante o reabastecendo dois caças F-15E Strike Eagles que estavam em missão real de patrulha aérea - Divulgação

Um avião KC-46A Pegasus da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês) sofreu um incidente durante uma operação de reabastecimento de um F-15 na costa da Califórnia. O evento ocorreu durante uma missão de apoio a uma restrição temporária de voo relacionada a visita presidencial na região.

O KC-46A estava reabastecendo dois caças F-15E Strike Eagle da Base Aérea de Mountain Home, em Idaho. Ambos os caças estavam armados com mísseis reais e participavam da missão de reforço à segurança aérea.

De acordo com as comunicações de rádio, após o incidente tanto o KC-46A quanto um dos F-15E apresentaram problemas hidráulicos. O KC-46A declarou emergência e retornou à base de Travis, enquanto o F-15E teve que abortar o pouso duas vezes antes de conseguir aterrissar em uma localização alternativa.

Após o incidente, a 931ª Ala de Reabastecimento Aéreo confirmou que uma parte do boom de reabastecimento do KC-46A se soltou perto da base e a aeronave pousou com o restante do boom ainda abaixado. Apesar dos danos relatados, não houve feridos.

Fotos não oficiais, que apareceram nas redes sociais, mostram o boom danificado e o cone de cauda avariado. Todavia, a Força Aérea dos EUA ainda não confirmou a autenticidade dessas imagens.

O KC-46A é pertencente à 931ª Ala de Reabastecimento Aéreo da Base Aérea de McConnell, no Kansas, estava operando a partir da Base Aérea de Travis, na Califórnia.

Pegasus F-15E KC-46A Força Aérea dos Estados Unidos Base Aérea de McConnell Base Aérea de Travis

Leia também

USAF realiza histórica competição entre esquadrões de caças
USAF planeja novo avião com formato "asa voadora"