Um Il-96 do governo russo voou entre Moscou e Washington, nos EUA, possivelmente em voo do serviço diplomático
Por André Magalhães Publicado em 28/06/2023, às 11h39
Um voo de um avião VIP da Rússia para os Estados Unidos chamou atenção nos sites de rastreamento de voos, como o Flightradar24, onde mais de 5.500 pessoas acompanharam a viagem.
O Il-96-300 do Esquadrão Especial de Voo da Rússia voou até a capital dos Estados Unidos, Washington D.C, para uma missão especial da diplomacia russa.
Our most tracked flight at the moment is a Russian government IL-96 en route to Washington from Moscow. https://t.co/qGXyM2odOX pic.twitter.com/54Q8c8WOvo
— Flightradar24 (@flightradar24) June 27, 2023
Um dos pontos curiosos da viagem é que o Il-96 não sobrevoou territórios de países europeus ocidentais, buscando uma rota pelo Mar do Norte, passando pelo Mar de Barents e pelo Mar da Noruega.
O real motivo da viagem não foi confirmado, mas a conta do twitter OST defender afirmou se tratar de um voo para a retirada de diplomatas russos que devem sair dos EUA após os três anos de estadia completada. É comum a movimentação de diplomatas em determinados períodos, podendo o retorno para a terra natal ser feito em voos de carreira ou em aviões oficiais.
Desde o início dos conflitos entre Rússia e Ucrânia, em fevereiro de 2022, diversos países, incluindo os Estados Unidos, vetaram o sobrevoo de aeornaves russas em seu território, bem como ainda colocam fortes sanções sobre Moscou.
Todavia, voos diplomáticos são, normalmente, isentos de qualquer tipo de embargo, podendo entrar e sair sem grandes complicações. Além disso, a cidade de Nova York costuma receber voos de diversos países que sofrem fortes sanções internacionais, como o Irã, devido a presença da sede das Nações Unidas (ONU).