Avião não-tripulado Wing Loong-2H fez chover e nevar em uma região montanhosa chinesa
Por Marcel Cardoso Publicado em 04/10/2022, às 08h06
Uma semeadura de nuvens feita por um avião não-tripulado fez chover e nevar em uma região montanhosa da província de Qinghai, na China. O comunicado por feito hoje (4) pela empresa estatal Aviation Industry Corporation of China (Avic).
O drone Wing Loong-2H, equipado com um dispositivo catalisador para o aumento da precipitação, detectou as nuvens e realizou as intempéries artificiais sobre a Cordilheira Aemye Ma-chhen. A operação foi realizada com o apoio de autoridades meteorológicas do país e do fabricante da aeronave, a Unmanned Vehicle System.
Ainda segundo a Avic, durante a operação, que durou cerca de cinco horas, estima-se que a influência no aumento da precipitação teve um alcance de até 15.000 km², com o objetivo de aumentar as quedas de neve e a cobertura de gelo em áreas típicas de geleiras no planalto.
A influência climática provocada pelo Wing Loong-2H terá como consequência o sustento da criação de animais e da produção agrícola na região, bem como explorar maneiras de lidar com as mudanças climáticas. O próximo passo será a construção de um extenso sistema de observação meteorológica aérea baseado em veículo aéreo não tripulado para a preservação ecológica do planalto.