Novo MRJ90 faz sua primeira aparição internacional e mira mercado norte-americano
Por Ernesto Klotzel Publicado em 21/06/2017, às 17h00 - Atualizado em 22/06/2017, às 10h15
O MRJ90, o primeiro avião comercial japonês em mais de 50 anos, fez sua estreia internacional no Paris Air Show 2017.
A aeronave, para 92 passageiros, promete redirecionar a aviação regional mundial, especialmente nos Estados Unidos e mexer em um mercado dominado pela Embraer e Bombardier.
O MRJ exposto em Le Bourget, representa muito mais uma evolução do que revolução no segmento da aviação regional. Um dos destaques é a cabine de passageiros que na configuração padrão promete ser ligeiramente mais espaçosa quando comparada aos concorrentes diretos.
O maior diferencial de projeto é o nariz afilado. Com um formado aerodinâmico em cunha, que lembra os trens de alta velocidade japoneses. A solução proporcionou uma menor área frontal, que reduz consideravelmente o arrasto. A Mitsubishi promove a nova configuração em sua campanha de vendas, afirmando que o MRJ pode economizar cerca de 20% de combustível, graças a sua aerodinâmica seus motores de nova geração.
Embora a Mitsubishi acredite no potencial da família MRJ no mercado norte-americano, o projeto, lançado em 2003, só deve ter a primeira entrega em meados de 2020, quase duas décadas depois do lançamento. O programa surgiu paralelamente enquanto a Embraer desenvolvia a primeira geração da família E-Jet e a Bombardier lançava os modelos CRJ900 e CRJ1000. No entanto, quatorze anos depois o programa MRJ ainda sofre com uma série de incertezas. O primeiro voo ocorreu apenas em outubro de 2014, com o primeiro voo ocorrendo treze meses depois.
Pelas limitadas dimensões geográficas do Japão, a Mitsubishi instalou um centro de testes no estado norte-americano de Washington, para acolher a frota de quarto aeronaves de testes.
Assim como todos os atuais projetos aeronáuticos, o MRJ é um projeto de colaboração global, com quase metade das peças sendo fabricada nos Estados Unidos, como os aviônicos da Rockwell Collins e os motores Pratt &Whitney
A japonesa All Nippon Airways será a primeira empresa a receber o MRJ90, que possui atualmente dos mais de 427 pedidos, incluindo cartas de intenção e opção compra, a maior foram feitas por operadoras regionais dos Estados Unidos.