Avião de ultra longo alcance da Airbus fez voo de 13 horas

Avião de ultra longo alcance da Airbus, o A321XLR fez voo de 13 horas sobrevoando cinco países

Por Marcel Cardoso Publicado em 15/12/2022, às 08h24

Primeiro voo comercial está previsto para 2024 - Divulgação

O Airbus A321XLR, a variante de mais longo alcance da família A320, realizou um voo de testes pela Europa, na última terça-feira (13), por mais de 13 horas sem reabastecimento.

The flight test that "says" it all!
Check out the cool flight path of the #A321XLR’s 13-hr and 15-min flight test earlier today! pic.twitter.com/5w2DSaJy1s

— Airbus (@Airbus) December 13, 2022

A aeronave partiu da base do fabricante em Toulouse (TLS), na França, e sobrevoou o Reino Unido, Noruega, Alemanha, República Tcheca e Itália antes de retornar, exatamente 13 horas e 15 minutos depois da decolagem. Este foi o mais longo voo deste tipo, até o momento.

Como AERO Magazine já informou, a Airbus enfrentou alguns entraves no desenvolvimento do A321XLR, que chamou atenção das autoridades aeronáuticas por seu tanque de combustível adicional, instalado na seção central traseira da fuselagem. Um dos temores dos reguladores é que em caso de um pouso de emergência, sem o trem de pouso principal, o avião possa sofrer um grave incêndio.

Por conta disso, na última quinta-feira (8), a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) aprovou condições especiais para que este risco seja minimizado. A metade inferior da fuselagem do narrowbody deverá ser resistente ao fogo, a fim de proteger os passageiros a bordo. Ela abrange a área longitudinal do tanque extra.

A Airbus espera obter a certificação da Agência Europeia para a Segurança de Aviação (Easa) até o fim de 2023, com os primeiros aviões entrando em operação comercial já no início de 2024.

Voo Airbus alcance A321XLR 13 horas ultra longo

Leia também

Swiss seleciona o A350 como substituto do A340
Companhia aérea da Índia pode fazer pedido de até 500 aviões