P-3 AM Orion da FAB atuou com a Marinha do Brasil e a Polícia Federal para interceptar embarcação com drogas
Por André Magalhães Publicado em 02/05/2022, às 09h25
Na sexta-feira (2), uma aeronave P-3 AM Orion da Força Aérea Brasileira (FAB) ajudou a Marinha do Brasil (MB) a interceptar uma embarcação na costa brasileira que estava realizando tráfico de drogas.
O P-3AM Orion decolou da base aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, por volta das 13h29, depois que a Marinha solicitou o apoio do Comando de Operações Aeroespaciais (Comae).
A operação foi coordernada entre o Ministério da Defesa, FAB, MB e Polícia Federal e teve como resultado a interceptação de um rebocador de bandeira brasileira que estava a aproximadamente 407 km da costa.
No mar, a MB utilizou o navio Navio-Patrulha Oceânico “Apa”, que partiu da base naval na cidade do Rio de Janeiro.
"As sete pessoas que estavam a bordo foram presas em flagrante por tráfico de entorpecentes: cinco brasileiros, um espanhol e um francês. Tanta tripulação quanto o rebocador foram entregues à Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro", publicou a FAB em nota.
O avião utilizado na missão pertence ao Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAV) e cumpre operações de patrulha marítima.Entre as funções do Orion é o rastreio e detenção de embarcações, incluindo submarinos.