Avião com 500 kg de drogas é interceptado no Amazonas

Um EMB-810 Seneca entrou irregularmente no espaço aéreo brasileiro e foi interceptado no Amazonas

Por Marcel Cardoso Publicado em 02/02/2025, às 19h31 - Atualizado às 21h20

Os ocupantes incendiaram a aeronave e fugiram - FAB

Um Embraer EMB-810 Seneca com cerca de 500 kg de drogas foi interceptado pela Força Aérea Brasileira, na manhã deste neste domingo (2), após entrar clandestinamente no espaço aéreo brasileiro, pelo estado do Amazonas.

A ação faz parte da Operação Ostium, iniciativa integrada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF). O objetivo é combater atividades ilícitas nas regiões de fronteira, em cooperação entre a FAB e órgãos de segurança pública (OSP).

A aeronave de matrícula PT-RFU era procedente do Peru e foi identificada pelos radares do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Sisdab). Em resposta, a FAB acionou um A-29 Super Tucano, um E-99 e um H-60 Black Hawk para a interceptação. Além dos meios aéreos, foram utilizadas plataformas orbitais (satélites) para inteligência e monitoramento.

Os procedimentos para averiguação e mudança de rota foram executados progressivamente. Após ser ordenado o pouso obrigatório, a aeronave realizou um pouso forçado em uma pista de terra a cerca de 80 km de Manaus, colidindo com árvores na área. Após a aterrissagem, os ocupantes incendiaram o avião e fugiram. A carga foi incinerada juntamente com os destroços.

FAB Aviação Militar Polícia Federal segurança aérea espaço aéreo brasileiro Operação Ostium aeronave irregular tráfico aéreo SISDAB interceptação de aeronave

Leia também

FAB atualiza simuladores do caça Gripen
Segundo maior drone fabricado no Brasil realiza testes em porta-helicópteros