Avião caiu em Rio Branco, no Acre, com 12 pessoas a bordo

Cessna Grand Caravan da ART táxi aéreo com 12 pessoas a bordo cumpria voo entre Rio Branco, no Acre, e Envira, no Amazonas

Por Wesley Lichmann Publicado em 29/10/2023, às 13h20

Avião caiu após decolagem da capital acreana - Reprodução/Redes socais

Um Cessna 208B Grand Caravan caiu na manhã de hoje (29), nas proximidades do aeroporto de Rio Branco, no Acre. De acordo com o governo do estado, o avião transportava 12 pessoas, sendo 10 passageiros e dois tripulantes.

A aeronave matrícula PT-MEE, número de série (MSN) 208B0344, pertencia a ART táxi aéreo, e havia partido do aeroporto de Rio Branco, com destino a cidade de Envira, no interior do Amazonas. 

O governo do Acre informa que "dez passageiros, sendo nove adultos e uma bebê, e dois tripulantes, piloto e copiloto, totalizando 12 pessoas, não resistiram ao grave acidente e morreram no local".

Equipes do Corpo de Bombeiros, Centro de Operações Aéreas (Ciopaer), Polícia Militar e do Samu, foram acionadas e se descolaram ao local, para auxiliar nas ações de resgate. Segundo as autoridades locais, o monomotor caiu em uma região de difícil acesso.

Em nota, o governo estadual "manifesta solidariedade às famílias dos passageiros, do piloto e do copiloto que estavam a bordo da aeronave, e comunica que manterá toda a sua estrutura de segurança e saúde no local para garantir o resgate dos corpos e evitar novos desastres em decorrência das chamas que se alastraram rapidamente após o acidente".

Produzido em 1993, o PT-MEE estava configurado para até nove passageiros e dois tripulantes. A documentação do turboélice e da operadora está regularizada junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). 

Os fatores e as possíveis causas do acidente envolvendo o PT-MEE serão investigadas pelos órgãos da Força Aérea Brasileira (FAB).

Em resposta a AERO Magazine, a FAB diz que "Investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), localizado em Manaus (AM), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-MEE, neste domingo (29/10), em Rio Branco (AC)".

 

avião Aeroporto Acidente Cessna Cenipa decolagem Cessna Grand Caravan Rio Branco Investigação Acre SERIPA Equipes de resgate C208B

Leia também

Acidente com avião da Chapecoense será retratado em minissérie
Para que serve o relatório de investigação de acidentes aeronáuticos?