Empresa é a primeira na América Latina a contar com o sistema
Redação Publicado em 28/03/2014, às 14h59 - Atualizado às 15h08
A Avianca é a primeira empresa na América Latina a equipar seus aviões com o ROPS (Runway Overrun Prevention System) que aumenta a conscientização situacional dos pilotos durante a aterrissagem e reduz a exposição ao risco de excursão de pista. Inicialmente o sistema será integrado as aeronaves da família A320.
Excursões de pista são as principais causas de acidentes na aviação comercial no mundo. O sistema ROPS, desenvolvido pela Airbus, calcula as distâncias mínimas de aterrissagem no voo e parada em terra e as compara com as distâncias de aterrissagem disponíveis em tempo real. O sistema combina dados sobre meteorologia, condição da pista e topografia, além de peso e configuração da aeronave. Dependendo da análise resultante, o ROPS pode acionar chamadas e alertas imediatos para os pilotos, auxiliando a tripulação no processo de tomada de decisão para arremetidas e/ou na aplicação de freiagem em meio à aterrissagem. O ROPS foi aprovado pela primeira vez pela EASA (European Aviation Safety Agency) no A380, em 2009, certificado para a família A320 em 2013.
“A incorporação do Runway Overrun Prevention System (ROPS) em 21 aeronaves da frota de Airbus da Avianca dará aos pilotos as informações de que precisam para tomar as melhores decisões para uma aterrissagem segura no menor tempo possível. Como uma empresa, isso nos permite continuar na vanguarda da tecnologia para segurança”, observa o presidente da Avianca, Fabio Villegas.
A American Airlines se tornou a primeira cliente com ROPS nas Américas quando escolheu equipar toda a sua frota da Família A320 com o ROPS da Airbus.
Em 2011, o NTSB (National Transportation Safety Board) recomendou à FAA que ela “busque ativamente com fabricantes de aviões e aviônica o desenvolvimento de tecnologia para reduzir ou evitar excursões de pista e, assim que ela for disponibilizada, exigir que seja instalada” (A-11-28). Atualmente a Airbus está trabalhando para disponibilizar o ROPS comercialmente para aviões de outros fabricantes.