O setor aéreo tem um papel significativo na economia de Dubai, respondendo por pouco mais de 1/4 do PIB da cidade
Por Marcel Cardoso Publicado em 24/10/2024, às 20h23
A Emirates e a empresa que administra os dois maiores aeroportos de Dubai divulgaram um estudo de impacto econômico que coloca em evidência a aviação na economia da principal cidade dos Emirados Árabes.
Em 2023, o setor de aviação local contribuiu com US$ 37,3 bilhões (R$ 213,3 bilhões) em valor agregado bruto (GVA), representando 27% do PIB de Dubai. As projeções indicam que este percentual irá subir para 32% até 2030, segundo o documento, de responsabilidade da Oxford Economics.
Este percentual futuro, segundo o estudo, é justificado pelos mais 185 mil postos de trabalho projetados para serem criados até 2030, pelo novo aeroporto Dubai World Central (DWC), que será cinco vezes maior que o atual aeroporto internacional (DXB), e pelos gastos pelos turistas na cidade, que devem aumentar significativamente.
"O setor de aviação de Dubai tem sido um pilar fundamental da estratégia de crescimento econômico da nossa cidade até o momento, e continuará desempenhando um papel fundamental na Agenda Econômica D33", disse o Xeique Ahmed bin Saeed Al Maktoum, CEO da grupo Emirates e presidente da Dubai Airports.
A companhia aérea faz mais de dez voos semanais entre DXB e os aeroportos internacionais de São Paulo (GRU) e Rio de Janeiro (GIG).