Aviação responde por 27% do PIB de Dubai

O setor aéreo tem um papel significativo na economia de Dubai, respondendo por pouco mais de 1/4 do PIB da cidade

Por Marcel Cardoso Publicado em 24/10/2024, às 20h23

O percentual da participação do setor na economia da cidade irá aumentar mais ainda, segundo estudo - Divulgação

A Emirates e a empresa que administra os dois maiores aeroportos de Dubai divulgaram um estudo de impacto econômico que coloca em evidência a aviação na economia da principal cidade dos Emirados Árabes.

Em 2023, o setor de aviação local contribuiu com US$ 37,3 bilhões (R$ 213,3 bilhões) em valor agregado bruto (GVA), representando 27% do PIB de Dubai. As projeções indicam que este percentual irá subir para 32% até 2030, segundo o documento, de responsabilidade da Oxford Economics.

Este percentual futuro, segundo o estudo, é justificado pelos mais 185 mil postos de trabalho projetados para serem criados até 2030, pelo novo aeroporto Dubai World Central (DWC), que será cinco vezes maior que o atual aeroporto internacional (DXB), e pelos gastos pelos turistas na cidade, que devem aumentar significativamente.

"O setor de aviação de Dubai tem sido um pilar fundamental da estratégia de crescimento econômico da nossa cidade até o momento, e continuará desempenhando um papel fundamental na Agenda Econômica D33", disse o Xeique Ahmed bin Saeed Al Maktoum, CEO da grupo Emirates e presidente da Dubai Airports.

A companhia aérea faz mais de dez voos semanais entre DXB e os aeroportos internacionais de São Paulo (GRU) e Rio de Janeiro (GIG).

aeroporto Dubai World Central turismo Dubai expansão aeroportuária Dubai Dubai Airports crescimento setor aéreo Dubai impacto econômico aviação turismo facilitado aviação emprego setor aviação Dubai aviação Dubai Emirates impacto econômico

Leia também

Primeiro voo comercial do A350 da Emirates ficará para 2025
Emirates encomenda mais cinco Boeing 777 cargueiros