Aviação regional de São Paulo movimentou mais de 168 mil passageiros em janeiro

Com mais de 650 mil operações em 2024, a aviação paulista segue em crescimento, beneficiando passageiros e empresas aéreas

Por Gabriel Benevides Publicado em 19/02/2025, às 13h56

- Divulgação

A aviação comercial regional em São Paulo registrou um movimento de 168,5 mil passageiros no primeiro mês de 2025, segundo dados divulgados pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP). O balanço inclui nove terminais paulistas, com destaque para os aeroportos de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, que tiveram grande volume de embarques e desembarques.

Segundo a ARTESP, foram contabilizados 81,7 mil embarques, 83,5 mil desembarques e 553 conexões ao longo do período. Atualmente, o estado de São Paulo conta com voos comerciais regulares em oito aeroportos regionais, ampliando a conectividade entre diferentes cidades e fortalecendo o turismo e a economia local.

Os aeroportos regionais que operam voos regulares são: Araçatuba, Araraquara, Bauru, Marília, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Ribeirão Preto, além dos principais hubs aéreos do estado: Congonhas, Guarulhos e Viracopos.

Para incentivar o crescimento do setor, o Governo de São Paulo prorrogou, no mês passado, o decreto que reduz a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o combustível da aviação para 12%. A medida é fruto de uma parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que, em contrapartida, se comprometeu a ampliar o tempo de permanência de aeronaves em conexão no estado (stopover) de três para cinco dias, além de adicionar cem novas decolagens em relação ao ano anterior.

Ao longo de 2024, os aeroportos paulistas registraram mais de 650 mil pousos e decolagens, movimentando aproximadamente 80 milhões de passageiros. Os dados, levantados pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), englobam tanto os três principais aeroportos do estado quanto os terminais regionais com operações comerciais regulares.

Abear São Paulo Setor Aéreo Governo de São Paulo ARTESP

Leia também

Crea-SP inicia força-tarefa para fiscalizar manutenção de aeronaves em São Paulo
Gollog inaugura TECA em São José dos Campos