Aviação Militar

Redação Publicado em 18/04/2013, às 12h45 - Atualizado em 27/07/2013, às 18h45

PROJETO KC-390 RECEBE SINAL VERDE DA FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Embraer Defesa & Segurança concluíram a Revisão Crítica de Projeto do jato de transporte militar KC- 390. No evento contratual foram confirmadas as configurações aerodinâmica e estrutural definitivas, assim como a arquitetura e a instalação dos sistemas. A partir de agora, a Embraer partirá para a fase de construção dos protótipos. O primeiro voo da nova aeronave está programado para o segundo semestre de 2014. O KC-390 deve substituir os C-130 Hércules operados pelos Esquadrões 1º/1º Grupo de Transporte e 1º Grupo de Transporte de Tropa, ambos sediados no Rio de Janeiro, e operará também a partir de bases aéreas na região amazônica. "Queremos anunciar as primeiras vendas já nos próximos meses. O preço do KC-390 ficará abaixo do patamar da concorrência, que hoje é de 90 a 120 milhões de dólares", diz o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar. Segundo a FAB, o projeto, que prevê um total de investimentos de R$ 4,5 bilhões apenas na fase desenvolvimento, já possui 60 intenções de compra e conta com um mercado estimado de 730 aeronaves em 77 países, avaliado em mais de US$ 50 bilhões. Argentina, Portugal e República Tcheca são parceiros no desenvolvimento da aeronave.

BOEING DEFINE SÃO JOSÉ PARA SEU CENTRO TECNOLÓGICO
O sexto Centro de Pesquisa e Tecnologia Aeroespacial da Boeing fora dos Estados Unidos será montando no Parque Tecnológico de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Em princípio, até 12 pesquisadores e cientistas da Boeing vão trabalhar com instituições brasileiras, como o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), além da própria Embraer e de universidades como USP e UFMG. Os trabalhos devem ter início no fim deste ano de 2013. O fabricante norte-americano acredita que o número de pesquisadores pode chegar a 30 ou 40 pessoas. Além do Brasil, países como Austrália, Índia, Rússia e China contam com centros globais de pesquisa da Boeing. Em São José, as investigações científicas devem se concentrar em combustíveis sustentáveis para aviação, gestão avançada de tráfego aéreo, metais e biomateriais avançados e tecnologia de suporte e de serviços.

FAB ADQUIRE BOEING 767-300ER
A Força Aérea Brasileira (FAB) escolheu a empresa Israel Aerospace Industries - IAI para converter duas aeronaves comerciais Boeing 767-300ER em plataformas capazes de realizar reabastecimento em voo, transporte estratégico de carga e tropa e evacuação aeromédica, de acordo com os requisitos formulados pela FAB. As novas aeronaves substituirão os KC-137 (operados pelo 2° Esquadrão do 2º Grupo de Transporte - 2°/2°GT) que foram fabricados na década de 1960 e incorporados à FAB em 1986.

FUMAÇA SE DESPEDE DO T-27
A Esquadrilha da Fumaça realizou a despedida do T-27 Tucano, após 29 anos de serviço. A última apresentação dos Tucaninhos ocorreu no dia 31 de março último durante a apresentação da Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB sobre o Lago Paranoá, em Brasília (DF). Ao todo, o T-27 Tucano participou de 2.363 demonstrações no Brasil e no exterior (EUA, Canadá, França, Alemanha, Inglaterra, Honduras, Venezuela, Uruguai, República Dominicana, Peru, Portugal, Paraguai, Panamá, Guiana, Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Suriname). Produzida pela Embraer, a aeronave foi projetada para vigilância, ataque leve e treinamento, e sua primeira apresentação com a Esquadrilha da Fumaça aconteceu em dezembro de 1983. Os Tucanos serão substituídos pelos A-29 Super Tucano, aeronaves com o dobro de potência (enquanto o Tucano atinge 448 km/h, o Super Tucano vai até 590 km/h).